(074) - 988399053

NO AR

Programa Rompendo barreiras

radiosaofranciscofm.com

Brasil

CNJ começa a julgar conduta de magistrados que atuaram na Lava Jato.

Publicada em 16/04/2024 às 17:23h

por Globo.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O Conselho Nacional de Justiça começou a julgar nesta terça-feira (16) três procedimentos que envolvem magistrados que atuaram em processos da operação Lava Jato.

A pauta prevê que os conselheiros do órgão analisem uma correição ordinária e duas reclamações disciplinares contra juízes e desembargadores que julgaram processos ligados à operação (veja mais abaixo).

Nesta segunda-feira (15), o corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, determinou o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo Pereira Júnior, respectivamente, ex e atual titular da 13ª Vara de Curitiba; e dos desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores de Lima.

Na sessão desta terça, os conselheiros também devem decidir se referendam ou derrubam a medida.

Processos em análise

A correição é uma espécie de fiscalização do trabalho, que apura suspeitas de "fatos graves ou relevantes" nos serviços prestados pela Justiça. Neste caso, o procedimento reavaliou as condutas:

na 13ª Vara Federal de Curitiba (primeira instância);

na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (segunda instância).

Já as reclamações disciplinares dizem respeito diretamente à atuação dos juízes e desembargadores. O procedimento apura supostos desrespeitos ao que prevê a Lei Orgânica da Magistratura.

Neste caso, os magistrados são alvos por suspeita de:

terem descumprido decisões judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF);

terem usado provas já consideradas ilícitas;

terem violado os chamados deveres funcionais.

Já o ex-juiz Sergio Moro (que se notabilizou por julgar casos da Lava Jato na primeira instância) e a juíza Gabriela Hardt (que o substituiu na função) respondem por supostas irregularidades no tratamento dos recursos obtidos a partir de acordos com a Petrobras.

Esses acordos previam que mais de R$ 2 bilhões em multas fossem depositados pela estatal – verba que iria para uma fundação privada.

Uma auditoria do CNJ identificou "gestão caótica" e suposto conluio dos magistrados. A versão final desse relatório também está na pauta desta terça

Na defesa apresentada no processo, os advogados de Moro sustentaram que o caso deve ser arquivado porque não houve qualquer infração a deveres legais. A defesa de Hardt também negou irregularidades, assim como os advogados dos desembargadores.

O que deve ocorrer na sessão desta terça?

No caso da correição, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, deve apresentar um relatório final do trabalho realizado pelas instâncias que julgam os processos da operação Lava Jato.

O relatório final deve descrever as diligências que foram feitas e as verificações realizadas. Também pode apresentar proposta para a solução dos problemas.

Em setembro do ano passado, Salomão apresentou um relatório preliminar na correição sobre as instâncias da Lava Jato.

Na ocasião, apontou uma "uma gestão caótica no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e leniência" firmados pelo Ministério Público Federal e homologados pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

No caso das reclamações disciplinares, o ministro pode propor, por exemplo, a abertura de processo administrativo disciplinar (PAD) – se concluir que há indícios de irregularidades a serem apurados.

Para que o PAD seja aberto, é preciso que pelo menos oito dos 15 conselheiros votem nesse sentido.

As regras internas preveem a possibilidade de afastamento dos magistrados enquanto a apuração ocorrer. Por isso, o corregedor já determinou o afastamento dos envolvidos.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9