(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Em cúpula, Lula condena invasão da embaixada mexicana no Equador

Publicada em 16/04/2024 às 17:42h

por Agencia Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou, nesta terça-feira (16), durante a Cúpula Virtual da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a invasão da polícia equatoriana à embaixada do México em Quito, no dia 5 de abril. Na ação, o ex-vice-presidente do país Jorge David Glas Espinel foi preso.

“O que aconteceu em Quito, no último dia 5, é simplesmente inaceitável e não afeta só o México, diz respeitos a todos nós. Um pedido formal de desculpas por parte do Equador é um primeiro passo na direção correta”, disse Lula.

No discurso, o brasileiro concordou com a proposta da Bolívia de formar uma comissão integrada por países da CELAC, para acompanhar a evolução da situação e da saúde do ex-vice-presidente Jorge Glas.

Lula também manifestou apoio ao recurso apresentado pelo México à Corte Internacional de Justiça. O pedido é pra que seja suspensa a adesão do Equador até que o país sul-americano emita um pedido público de desculpas.

Lula também defendeu que a resolução do conflito seja “com base no diálogo e na diplomacia” e se dê por meio da Comunidade. Segundo o presidente, “isso é fundamental para que a CELAC siga sendo o mecanismo de integração”.

Para o presidente “absolutamente nada justifica a cena a que assistimos em Quito”.

O episódio foi visto pelo México como uma violação do direito internacional e da soberania mexicana. Na ocasião, o presidente López Obrador disse que instruiu seu ministro das Relações Exteriores a suspender as relações diplomáticas com o Equador. Desde então, uma crise diplomática está instalada.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9