(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Governadores do Nordeste se reunirão com Lula para discutir sobre tarifaço dos EUA

Publicada em 03/08/2025 às 07:00h

por Diário de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto de Divulgação)

Os governadores do Consórcio Nordeste agendaram um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, para tratar das tarifas impostas pelos Estados Unidos às exportações brasileiras. A iniciativa busca um alinhamento estratégico com o governo federal em relação às medidas a serem implementadas para enfrentar o aumento das tarifas. Os encontros estão programados para os dias 5 e 6 da próxima semana.

Diante do anúncio, o consórcio iniciou uma articulação emergencial com a APEXBrasil e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o objetivo de salvaguardar os setores produtivos da região e mitigar os impactos negativos na economia e no emprego nos estados nordestinos.

De acordo com a articulação dos governadores nordestinos, as tarifas norte-americanas afetam diretamente cadeias produtivas cruciais da região, como fruticultura, apicultura, setor têxtil, calçadista, metalmecânico e indústria automotiva. “O Nordeste não assistirá passivamente ao impacto dessas medidas. Estamos somando forças com a APEXBrasil e o MDIC para garantir a proteção dos nossos empregos, das nossas empresas e da nossa capacidade produtiva”, declarou o presidente do Consórcio Nordeste, o governador do Piauí, Rafael Fonteles.

A articulação informou que está conduzindo um mapeamento técnico dos impactos por estado e por setor, estimando perdas econômicas e identificando empresas e produtos atingidos. A proposta é articular novos mercados, reforçar a capilaridade das exportações e conectar os produtos nordestinos a novas rotas internacionais.

Segundo agenda divulgada pelo consórcio, na terça pela manhã, os governadores participarão na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, onde o presidente Lula debaterá o impacto das tarifas americanas. Na sequência, na parte da tarde, será realizada a Assembleia Geral do Consórcio Nordeste. Já na quarta-feira, haverá uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. “Defender a economia do Nordeste é defender o Brasil. E é com esse espírito que estamos somando forças”, concluiu Rafael Fonteles.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 7
Copyright (c) 2026 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9 iRadios