(074) - 988399053

NO AR

Forrozando

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Trabalho das mulheres na pandemia aumentou com inclusão de tarefas e de pessoas para cuidar, diz pesquisa

Publicada em 30/07/20 às 08:12h

por G1


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: G1)

As respostas foram analisadas levando em consideração variáveis como a etnia e localização das mulheres ? se moram em áreas rurais ou urbanas.

O resultado da pesquisa mostra que as mulheres negras e residentes de áreas rurais assumiram mais responsabilidades com relação ao cuidado do outro. Além disso, as mulheres negras relataram ter menos suporte nestas tarefas.

As mulheres brancas representam a maior parte das mulheres que seguiram trabalhando e tiveram o salário mantido durante a pandemia. Neste grupo, 41% relatou estar trabalhando mais, mostrando o peso da ausência de empregados em casa ou de espaços como a creche e a escola.

Para 40% das mulheres, a pandemia e o isolamento social colocaram a sustentação da casa em risco. A maioria delas (55%) são negras, que relataram dificuldades no pagamento de contas básicas ou do aluguel.

Segundo a socióloga Tica Moreno, da Sempreviva Organização Feminista, os dados mostram que as dinâmicas de vida e trabalho das mulheres se contrapõem ao discurso de que o trabalho e a economia pararam durante o período de isolamento social.

?Os trabalhos necessários para a sustentabilidade da vida não pararam ? não podem parar. Pelo contrário, foram intensificados na pandemia. A economia só funciona porque o trabalho das mulheres, quase sempre invisibilizado e precarizado, não pode parar?, comentou em entrevista à Agência Bori, especializada em divulgação cientícia e responsável por apresentar o trabalho.

Para a diretora da Gênero e Número Guilliana Bianconi, os resultados do estudo dão visibilidade para a crise do cuidado. ?O cuidado está no centro da sustentabilidade da vida. Não há possibilidade de discutir o mundo pós-pandemia sem levar em consideração o quanto isso se tornou evidente no momento de crise global?.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 4
Copyright (c) 2021 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9