(074) - 988399053

NO AR

Jornal da São Francisco FM

Com Raimundo Fabio

Bahia

Para incentivar protagonismo juvenil em Juazeiro, prefeitura reestrutura núcleo da Unicef

Publicada em 21/02/2022 às 10:03h

por Blog do Carlos Brito


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Blog do Carlos Brito)

O Comitê Intersetorial pró Selos Abrinq/Unicef deu início à reestruturação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) em Juazeiro (BA), com a apresentação do projeto para estudantes de unidades de ensino da redes municipal e estadual. A iniciativa visa a promover o protagonismo juvenil e, entre outras coisas, o engajamento desse público no conjunto de estratégias do Selo Unicef.

O evento teve a participação de estudantes das escolas municipais Paulo VI, Professora Graciosa Xavier Ramos Gomes, Dom Avelar Brandão Vilela, Mandacaru, Helena Celestino Magalhães e Dinorah Albernaz Mello da Silva, como, das estaduais Modelo Luís Eduardo Magalhães e Codefas.

Na ocasião, foi apresentado o que é Nuca, sua composição e a forma de atuação de seus integrantes, que voluntariamente se apresentaram para atuar no projeto. A coordenadora da Equipe Intersetorial pró Selos Abrinq/Unicef, Alexandrina Araújo, destacou que a iniciativa integra uma das agendas da prefeita Suzana Ramos, a qual pretende garantir os direitos humanos e a dignidade desse segmento. Ela também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de competências nos adolescentes.

Reestruturar esse Núcleo é dar voz e vez aos meninos e meninas do nosso município. É preciso dar visibilidade para esse segmento. Eles, por meio do PPCA, ajudarão a fazer um projeto voltado para os adolescentes, com políticas públicas de fortalecimento aos jovens no desenvolvimento de competências cognitivas, psicossociais”, finalizou Alexandrina.

Serão realizados outros encontros para alinhamento de ações com os novos integrantes do Nuca e organização do 1º Fórum Comunitário, previsto para o dia 10 de março. “A gente tem uma grande importância para a sociedade e muitas vezes somos deixados de lado. Como eu disse, cada um tem suas necessidades e forma de pensar, e adolescência é isso. Se nós não formos ouvidos agora, nunca seremos. É muito importante virem aqui e conversarem com a gente para que possamos lutar por nossos direitos“, destacou a estudante Layla Maria Soares, uma das novas integrantes do Nuca.

 

O Nuca

 

Iniciativa da Fundação Unicef, o Nuca é composto por 16 adolescentes (8 meninos e 8 meninas), com idades entre 12 e 18 anos incompletos, com o objetivo de discutir e fomentar a promoção de ações que assegurem direitos e oportunidades para os adolescentes.

Será elaborado pelo grupo um Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA), composto por iniciativas voltadas para diversas áreas e reivindicações à gestão municipal. O plano será analisado pela Unicef e monitorado pela Comissão Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), sendo entregue posteriormente também à prefeita Suzana Ramos, para sua aplicação até 2024




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9