(074) - 988399053

NO AR

Palavra e Unção

radiosaofranciscofm.com

Bahia

PT e União Brasil concentram 40% dos deputados estaduais baianos.

PT e União Brasil concentram 40% dos deputados estaduais baianos.

Publicada em 04/04/2022 às 17:46h

por A Tarde


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Encerrada a janela partidária, PT e União Brasil, siglas que protagonizam a disputa pelo governo do Estado, concentram agora quase 40% dos deputados estaduais baianos. 

Legenda do governador Rui Costa e que tem Jerônimo Rodrigues como pré-candidato, o Partido dos Trabalhadores continua a ter a maior bancada da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) - passou de 11 para 13 deputados, com o ingresso de Júnior Muniz e Euclides Fernandes, vindos do PP e PDT, respectivamente.

O União Brasil, de ACM Neto, foi de longe o partido que mais ganhou assentos na Assembleia. Nascida a partir da fusão do DEM e PSL, a sigla tem 12 deputados estaduais - desses, apenas cinco vieram do Democratas. A legenda recebeu, portanto, sete deputados de outros partidos. Se filiaram ao UB na janela Dal, Mirela Macedo, David Rios, Kátia Oliveira, Marcelinho Veiga, Robinho e Soldado Prisco.

No total, 18 dos 63 deputados estaduais baianos trocaram de partido, o que representa 28,5% dos parlamentares.

Antes licenciado, Leo Prates retornou à Assembleia, mas será o único integrante do PDT na Casa. O partido foi o que mais acumulou perdas no Legislativo baiano durante a janela. Além de Euclides Fernandes, que foi para o PT, deixaram a legenda Roberto Carlos e Samuel Júnior, que migraram para PV e Republicanos, respectivamente.

Se o PDT foi quem mais perdeu cadeiras, o PV, que não tinha representantes na ALBA, agora tem quatro deputados: Alan Castro, Vitor Bonfim, Marquinho Viana e o já citado Roberto Carlos.

O Avante, que também não tinha nenhum deputado estadual, passou a contar com Tum, vindo do PSC.

Já o MDB, que tinha Kátia Oliveira como única representante na Assembleia, não tem mais nenhuma cadeira no Legislativo baiano. 

Partido do presidente Jair Bolsonaro, o PL não se confirmou como o destino principal dos bolsonaristas da Assembleia. Apenas Capitão Alden, ex-PSL, se filiou à sigla. Talita Oliveira e Samuel Júnior migraram para o Republicanos, que dobrou sua bancada, passando de dois para quatro deputados. O União Brasil também recebeu dois apoiadores de Bolsonaro: Robinho e Soldado Prisco.

As únicas bancadas na ALBA que não tiveram saídas ou chegadas durante a janela foram as do PCdoB, PSOL e Patriota.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9