(074) - 988399053

NO AR

Conexão do Sucesso 104,9

Com Raphael Magalhães

Brasil

Confirmada pela 3ª via, Tebet aguarda aval do PSDB.

Confirmada pela 3ª via, Tebet aguarda aval do PSDB.

Publicada em 25/05/2022 às 06:38h

por Correio Braziliense


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

As comissões executivas do MDB e do Cidadania aprovaram, ontem, o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República do consórcio formado com o PSDB, autodenominado centro democrático. Em reuniões separadas, as duas legendas formaram ampla maioria para consolidar a tríplice aliança. No Cidadania, a adesão à parlamentar foi relativamente fácil, sem contestação dos diretórios regionais. Na reunião do MDB, representou perto de 90% do partido, segundo estimativa do presidente da sigla, Baleia Rossi (SP). Agora, as duas agremiações esperam uma definição no ninho tucano, dividido após uma ala retomar a bandeira da candidatura própria. Por causa do impasse, a cúpula do PSDB concordou em adiar a decisão para a semana que vem.

Simone Tebet mostrou força dentro da própria legenda. Dirigentes da maioria dos diretórios estaduais manifestaram apoio público à pré-candidata, com exceção de Alagoas, Ceará e Paraíba, as três unidades da Federação em que o MDB já se posicionou pelo apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O resultado do encontro, segundo Baleia Rossi, "apenas demonstra que há uma esmagadora maioria do MDB que defende a candidatura própria de Simone Tebet", que tem "o desafio de unir o centro democrático".

Algumas adesões foram comemoradas, ontem, como as declarações de apoio da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney, filha do ex-presidente José Sarney; e do senador pernambucano Jarbas Vasconcelos, além do ex-senador Romero Jucá (RR), que já foi um dos políticos mais influentes do partido e tenta se eleger ao Senado.

Rossi evitou criticar a dissidência dos caciques nordestinos que lideram o movimento pró-Lula no partido: os senadores Renan Calheiros (AL) e Veneziano Vital do Rêgo (PB) e o ex-senador Eunício Oliveira (CE). Dos três, apenas o parlamentar paraibano participou da reunião. Ele elogiou Tebet, disse que a acompanhará nas visitas que fizer ao estado, mas vai manter o apoio ao petista.

"Ela é minha colega, figura distintíssima, muito competente. Uma parlamentar experimentada, mas o fato de recepcioná-la não significa dizer que haverá alteração de rumos adotados pelo MDB local, que apoia convictamente o nome do presidente Lula", disse Veneziano aos colegas da Comissão Executiva.

Sobre o adiamento da reunião da Executiva do PSDB, o presidente do MDB minimizou o movimento interno da ala tucana que quer retomar o debate sobre uma candidatura própria, que poderia minar o acordo que mantém de pé a terceira via. "Nós temos de demonstrar para o Brasil e para os brasileiros que há uma construção séria de uma alternativa aos polos que estão aí (Lula e o presidente Jair Bolsonaro)", frisou.

De acordo com Rossi, o futuro plano de governo de Tebet está sendo gestado na Fundação Ulisses Guimarães, ligada ao partido, e será apresentado em breve. A coordenação desse trabalho está a cargo do ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto, com a colaboração de especialistas na área econômica, como Helena Landau.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9