(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Lula se reúne hoje com o presidente do Uruguai para ?fortalecer laços comerciais?

Lula se reúne hoje com o presidente do Uruguai para ?fortalecer laços comerciais?

Publicada em 25/01/2023 às 06:06h

por CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua sua série de viagens internacionais nesta quarta-feira (25). Ele vai ao Uruguai, onde encontra o presidente Luis Lacalle Pou para “fortalecer os laços comerciais e de amizade com o país vizinho”, segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

O petista já teve uma série de encontros bilaterais ao longo da semana para tentar fortalecer as relações de comércio exterior do Brasil. Ele foi à Argentina na noite de domingo e já se reuniu com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

Na terça-feira (23), Lula também participou de reunião com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Qu Dongyu. Ele ainda participou da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Em seu discurso na abertura da cúpula da Celac, Lula pregou a reintegração entre os países sul-americanos. A participação do petista ao evento foi simbólica, já que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) rompeu com a comunidade em 2020 por divergências com Cuba e Venezuela.

“Há uma clara contribuição a ser dada pela região para a construção de uma ordem mundial pacífica, baseada no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade”, disse o petista.

A Celac é um bloco composto por 33 países, que busca a promoção do diálogo político, da concertação e da cooperação regional para o desenvolvimento.

No mês que vem, no dia 9 de fevereiro. está prevista a ida do petista aos Estados Unidos, onde terá agenda com Joe Biden marcada para o dia seguinte.

Na Argentina, Lula e Fernández discutiram propostas para uma moeda comum para transações comerciais entre os dois países.

“O que nós estamos tentando trabalhar agora é que nossos ministros da Fazenda, cada um com sua equipe econômica, possa nos fazer uma proposta de comércio exterior e de transações entre os dois países, que seja feito numa moeda comum a ser construída com muito debate, muitas reuniões. Isso é o que vai acontecer”, disse Lula.

“Se dependesse de mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países para que a gente não tenha que depender do dólar. Por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do Mercosul? Por que não tentar criar uma moeda comum entre os países do Brics?”, acrescentou o petista.

Na noite de terça, Lula usou suas redes sociais para elogiar a parceria com o presidente argentino.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9