(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Militares na política não fazem bem para Forças Armadas, diz novo presidente do STM.

Militares na política não fazem bem para Forças Armadas, diz novo presidente do STM.

Publicada em 17/03/2023 às 09:15h

por CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O recém-empossado presidente do Superior Tribunal Militar (STM), tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, disse que a presença de militares na política “não faz bem” para as Forças Armadas.

A declaração foi feita em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (16), logo após o encerramento da cerimônia de posse na Corte militar.

“O militar não é proibido de ir para a política, ele pode ir. Mas ele vai ser um político e deixa de ser militar da ativa”, declarou. “Ele vai para a reserva, ganhando o proporcional, e isso tem que ser [a partir de uma] lei estabelecer”.

Camelo disse que concorda com uma proposta do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de regular a participação de militares na política.

O texto prevê que, ao se candidatar, o militar deixará automaticamente a corporação e, mesmo que não vença às eleições, não poderá retornar às Forças Armadas. Já aqueles que tiverem ao menos 35 anos de carreira, seguirão automaticamente para a reserva remunerada a partir do momento que decidirem entrar para a política.

Ainda segundo a proposta, a regra também valerá para os militares que ocuparem cargos de ministro de Estado. Neste caso, eles terão de deixar para sempre a farda.

STF:

Camelo afirmou que o STM só julgará militares envolvidos com os atos extremistas de 8 de janeiro se as investigações apontarem o cometimento de algum crime militar.

“Crimes militares têm que ser alguma coisa contra o patrimônio da União que esteja sob administração militar, ou contra o dever militar”, declarou. “Mas como tem um caso muito genérico, em acredito que alguma das investigações, caso venha a ter algo que seja especificamente tipificado como crime militar, então nesse caso demandaria vir para a Justiça Militar”.

Camelo afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em “nenhum momento” invadiu a competência da Justiça Militar.

Para o novo presidente do STM, o país tem um “clima de ódio muito forte” e há uma “divisão muito grande” na sociedade. “Vimos pelo resultado da eleição”, afirmou.

Ele disse que Lula terá que governar para todos os brasileiros. “Temos que procurar harmonia, e é muito importante que haja essa harmonia entre os três Poderes”, disse.

“As Forças Armadas vão contribuir para a harmonia e a consolidação da democracia. Lula tem que reunificar, repacificar e reconstruir esse país, e é uma tarefa que não será fácil.”

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9