(074) - 988399053

NO AR

Rancho do Trabalhador Rural

Com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho - BA

Brasil

Chegada de ciclone faz Inmet ampliar nível de alerta; veja o que muda com passagem do fenômeno no Sul

Chegada de ciclone faz Inmet ampliar nível de alerta; veja o que muda com passagem do fenômeno no Sul

Publicada em 12/07/2023 às 06:55h

por Globo.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Globo.com)

PR, RS e SC estão agora sob alerta laranja, que significa "perigo". Uma das primeiras consequências previstas do ciclone serão os ventos de até 110km/h na região metropolitana de Porto Alegre.

A aproximação de um ciclone extratropical fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevasse o nível de alerta em parte do país. Nesta quinta-feira (12), a região Sul está sob o chamado "alerta laranja", que representa "perigo" para tempestades. No Rio Grande do Sul, a chuva deve ultrapassar os 100 milímetros.

Marcia Seabra, meteorologista e coordenadora-geral do Inmet, diz que na região metropolitana de Porto Alegre os ventos podem ser bem fortes, chegando a 110 km/h. A recomendação é para que os moradores das regiões por onde o ciclone deve circular se cadastrem no serviço de recebimento de alertas da Defesa Civil.

Para isso, basta encaminhar por SMS o CEP da sua residência para o número 40199. As mensagens são enviadas sempre que for necessário e servem de prevenção no caso de ocorrências graves, possam de causar estragos e danos à população.

Veja abaixo a cronologia da previsão da passagem do ciclone:

Quarta-feira (12): os ventos se intensificam durante a tarde e a noite atingindo até 110km/h no leste do Rio Grande do Sul e na parte de serrana do estado.

Quinta-feira (13): a intensidade do ciclone se mantém no Rio Grande do Sul, mas ele se desloca, atingindo Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea. A ressaca se desdobrará entre Laguna (SC) e a Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros.

Sexta-feira (14): uma massa de ar frio começa a atuar no Sul, com previsão de geada em vários pontos e temperaturas próximas a zero nas serras gaúcha e catarinense

Sábado (15): os ventos chegam ao Rio de Janeiro e, apesar de perder intensidade, devem ser fortes no litoral do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Nesta data, em São Paulo, há previsão de geada no sul do estado e na Serra da Mantiqueira.

O que é ressaca do mar?

A ressaca marítima é o nome dado ao movimento anormal das ondas, com o mar se elevando acima da costa. As grandes ondas podem provocar inundações, já que o vento aumenta o nível do oceano. Isso se dá pela incidência de eventos climáticos adversos, como tufões, furacões, ciclones e tempestades.

A Marinha do Brasil, por meio de nota à imprensa, pediu aos navegantes que consultem as informações meteorológicas antes de embarcarem.

Na faixa litorânea dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), os ventos serão em direção Sudeste a Nordeste, com intensidade de até 100 km/h (55 nós), e, posteriormente, de direção Noroeste a Sudoeste, com intensidade de até 115 km/h (63 nós), entre a manhã desta quarta-feira e a manhã de sábado (15).

Já na faixa litorânea entre os estados de São Paulo e do Espírito Santo, de São Sebastião (SP) a São Mateus (ES), os ventos serão de Noroeste a Sudoeste, rodando para Sudoeste a Sul, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), da manhã de quinta-feira (13) até a tarde de sexta-feira (14).

O que é um ciclone extratropical?

Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.

Ao todo, existem três tipos de ciclones. Os extratropicais, por sua vez, são aqueles associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9