(074) - 988399053

NO AR

Terço em Famí­lia

Com Terço em Familia

Brasil

Demanda por crédito tem queda de 16,4% na Bahia durante o 1º semestre, diz Serasa

Publicada em 19/07/2023 às 07:21h

por Bahia noticias


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Bahia noticias)

A Bahia registrou uma queda de 16,4% nos indicadores de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian durante o primeiro semestre de 2023. Entre os estados no Nordeste, os baianos ficaram com a quarta maior queda, atrás de Alagoas (-21,5%), Rio Grande do Norte (17,6%) e Piauí (16,8%).

Na visão nacional, o indicador revelou que a diminuição na procura dos consumidores brasileiros por crédito foi de -12,5% entre janeiro e junho de 2023, a maior das registradas nos últimos dez anos, em comparação a 2014 e 2020.

O economista da Serasa, Luiz Rabi, afirmou que o resultado era esperado, pois o indicador tem registrado quedas consecutivas desde o início do ano. Além disso, ele apontou que as altas taxas de juros, atualmente em 13,75% ao ano, costumam diminuir a demanda por crédito no país.

“Se por um lado as altas taxas de juros diminuem o apetite por linhas de crédito, do outro temos os elevados índices de inadimplência, que representam um risco para os credores e reduzem as ofertas do recurso. O mercado de crédito brasileiro sofreu uma desaceleração condizente com o cenário econômico, mas que deve melhorar a partir do 2° semestre por conta da queda dos juros”, disse Rabi.

METODOLOGIA

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9