(074) - 988399053

NO AR

Rancho do Trabalhador Rural

Com Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobradinho - BA

Brasil

Américas terminam 1º semestre com 2,9 milhões de casos de dengue; Brasil corresponde a 79% desse número

Publicada em 20/07/2023 às 06:22h

por G1


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: G1)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre a disparada dos casos de dengue nas Américas. O primeiro semestre terminou com 2,9 milhões de casos na região – entre confirmados e suspeitos. Isso é mais do que o total do ano passado (2,8 milhões).

Os países com maior incidência estão na América do Sul. A OMS destaca Bolívia, Peru e Brasil – que registrou mais de 2,3 milhões casos. Ou seja, quase 80% do total.

As epidemias de dengue obedecem a um ciclo, aparecem com mais força a cada três ou cinco anos. Essa é uma das razões apontadas pela OMS para explicar a alta de casos.

No Brasil, 2023 apresentou um aumento de mais de 70% no número de casos na comparação com a média dos últimos cinco anos. Vale lembrar que a dengue pode evoluir para quadros graves como chamada dengue hemorrágica.

75% dos municípios brasileiros registram casos de dengue em 2023

Brasil registra mais de mil mortes por dengue em 2022 e bate recorde

Mais de 800 pessoas já morreram de dengue no Brasil esse ano. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, além do ciclo natural da doença, as falhas nas políticas de enfrentamento, a mudança climática e fenômenos como o El Niño – que deixam o clima mais quente – interferem nos números.

“Temas que são relacionados a infraestrutura. A disponibilidade de água, a coleta de lixo e residuais. Então, tem coisas que são, também, fora do setor da saúde”, contou Thais dos Santos, assessora de Vigilância e Controle de Doenças Arbovirais da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Ministério da Saúde admite que a pandemia de Covid desorganizou o combate nacional ao Aedes aegypti, vetor da doença.

“A pandemia impactou bastante. Nós temos uma ação dos nossos agentes de combate à endemia que, durante esse período, ficaram com as ações bastante prejudicadas. Nós tivemos uma descontinuidade na compra de alguns produtos, de inseticidas, utilizados para o combate do vetor”, explicou Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde.

Já existe vacina contra a dengue, mas elas ainda não estão disponíveis no SUS. Existem duas aprovadas pela Anvisauma do laboratório francês Sanofi Pasteur, que só pode ser utilizada por quem já teve a doença. E outra para um público mais amplo, da farmacêutica japonesa Takeda, aprovada esse ano. As duas têm restrições de idade. O Ministério da Saúde informou que a vacina japonesa está sendo avaliada para entrar no SUS.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9