(074) - 988399053

NO AR

Good Night

radiosaofranciscofm.com

Brasil

Apagão: veja a situação de cada estado após queda de energia

Apagão: veja a situação de cada estado após queda de energia

Publicada em 15/08/2023 às 14:41h

por Globo.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Um apagão de proporção nacional afetou o Distrito Federal e pelo menos 25 estados na manhã desta terça-feira (15), segundo um levantamento realizado pelo g1. Diversos brasileiros foram impactados com a falta de energia, Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informa que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e que as equipes estão trabalhando para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste. A pasta informa ainda que até às 10h22, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste. O MME também diz em nota que o ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente. No Acre, a falta de energia começou por volta das 6h20 e começou a ser restabelecida às 8h. De todas as regiões, apenas Juruá não foi afetada. Segundo a Energisa, 234 mil pessoas foram impactadas pelo apagão. A recomposição do sistema iniciou, após a autorização do ONS, por volta das 8h.

As primeiras horas do dia foram de trânsito complicado devido a cidade ter ficado sem semáforos. Correios e outros serviços públicos só voltaram com o atendimento após o restabelecimento da energia.

Em Alagoas, o apagão afetou os sistemas de fornecimento de água que atendem a maioria das cidades de Alagoas, segundo informou a Companhia de Saneamento. Pelo menos 77 dos 102 municípios do estado ficaram com o serviço deficitário.

Sobre o apagão, a Equatorial informou em nota que a interrupção geral foi registrada às 8h30, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional. Em alguns pontos do estado, os semáforos ficaram apagados e os usuários ficaram sem acesso à rede.

Amapá

O apagão deixou várias cidades do Amapá sem energia desde às 8h30. Na capital, Macapá, as escolas foram evacuadas e os semáforos estão desligados causando confusão no trânsito. Na Zona Sul de Macapá, filas extensas começaram a se formar em postos de gasolina em buscas de energia dos geradores.

O apagão ocorreu após blecaute no sistema da capital, segundo a Amazonas Energia. O desligamento ocorreu às 7h32. Segundo a companhia, houve um desligamento "intempestivo do Linhão de Tucurui". Bahia

A suspensão da energia elétrica ocorreu às 8h31, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e a retomada começou por volta das 10h20. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), 30% dos clientes já tiveram serviço restabelecido.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil dos 16 mil Megawatt já foram recompostos.

Ceará

Por volta das 8h30, moradores do Ceará relataram queda de energia em Fortaleza, cidades da região metropolitana (Eusébio, Itaitinga, Aquiraz), além de apagão no interior (Sobral, Juazeiro do Norte, Crato).

O Operador Nacional de Sistema (ONS), informou que houve uma ocorrência que interrompeu 16 mil megawatts de carga em estados brasileiros. A interrupção ocorreu devido à abertura, às 8h31, da interligação Norte-Sudeste. As causas da ocorrência estão sendo apuradas.

Goiás

Em Goiás o apagão começou por volta de 8h30. A informação foi confirmada pela Equatorial Energia. A companhia informou que está levantando quantas cidades foram afetadas.

Há relatos de falta de energia nas seguintes cidades: Goiânia, Anápolis, Luziânia, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Vianópolis e Anicuns. De acordo com a distribuidora de energia, a normalização do serviço já foi iniciada.

Maranhão

No Maranhão, o apagão deixou várias cidades sem energia elétrica, a exemplo de Grajaú, Balsas, Zé Doca, São Domingos do Azeitão, além da ilha de São Luís.

Em São Luís, a falta de energia elétrica fez lojas interromperem o atendimento e paralisou serviços públicos, como no Detran, na Semfaz e no DNIT. Em algumas escolas, os alunos foram liberados mais cedo.

Na área da saúde, como no Hospital do Câncer, o setor de consultas e exames paralisou porque não há gerador de energia. Muitas pessoas que esperavam atendimento decidiram ir embora.

Já no trânsito, os semáforos apagados deixaram os motoristas confusos, gerando enormes congestionamentos em vários bairros, como na região do CohafumaCentro e no Renascença.

O Grupo Equatorial Energia informou que a atuação do 'Esquema Regional de Alívio de Carga' causou a interrupção geral no fornecimento de energia a partir das 8h30.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, região metropolitana, passageiros relataram que o metrô também foi impactado. Algumas estações foram fechadas e os trens pararam de funcionar. Alguns passageiros tiveram que desembarcar de vagão por meio de uma escada perto da estação Eldorado, em Contagem.

O Metrô BH, que administra a linha, informou que houve interrupção de serviço por volta de 8h30, mas passou a ser normalizado com o retorno da energia, a partir das 9h. Informou, também, que às 9h30, todas estações estavam reabertas.

Em Betim, o Hospital Público Regional teve queda da energia. Os geradores foram acionados automaticamente. Segundo a prefeitura, não houve prejuízo nos atendimentos aos pacientes. A energia já foi restabelecida.

Alguns semáforos também ficaram apagados nesta manhã, em Belo Horizonte. Segundo a Empresa de Transportes de Belo Horizonte (BHTrans), houve queda de energia na Região Oeste. As avenidas Amazonas, Via Expressa e Silva Lobo foram impactadas. O problema durou cerca de uma hora e já foi resolvido.

Pará

No Pará, a falta de energia atingiu o funcionamento de semáforos e de serviços, incluindo espaços de lazer na capital Belém.

Moradores da Grande Belém, cidades do nordeste do estado, sudoeste e sudeste relataram estar sem energia elétrica e, com isso, há relatos também de falta de água. Até as 10h30, não foi confirmado pela concessionária de energia quantas pessoas afetadas em todo estado.

Nesta terça é feriado no Pará em celebração à Adesão do Pará à Independência do Brasil e serviços municipais e estaduais não estão funcionando, exceto os essenciais. Escolas estão sem aula.

Com isso, o movimento nas ruas e em cruzamentos é menos intenso na capital. Mesmo assim, houve registro de um acidente entre dois carros em Belém, na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Antônio Baena, em Belém, por volta das 9h30.

Paraíba

Um apagão deixou várias cidades da Paraíba sem energia a partir das 8h20. Em nota, a Energisa Paraíba informou às 10h15, que o fornecimento de energia foi restabelecido no estado cerca de 15 minutos após o apagão. No total, foram 113 municípios da Paraíba afetados, atingindo em torno de 30% dos clientes, o que representa aproximadamente 570 mil clientes, segundo a Energisa.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou às 9h30 que o problema foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil MW de carga

Pernambuco

Segundo a Neoenergia, a falta de luz aconteceu devido a uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional e atingiu o abastecimento de energia em quase todos os estados. Ainda de acordo com a empresa, 1,5 milhão de pessoas foram afetadas no estado.

Moradores de várias áreas do Grande Recife relataram a queda de energia, que aconteceu por volta das 8h30. Também houve falta de luz em outras cidades de Pernambuco, como Caruaru, no Agreste; e Petrolina, no Sertão.

A Neoenergia informou que atingiu 35% das cargas de Pernambuco. Ainda de acordo com a empresa, o processo de recomposição das cargas ocorreu gradativamente e teve início às 9h03, sendo concluído às 10h37.

Piauí

Um apagão nacional deixou várias cidades do Piauí sem energia elétrica a partir das 8h20. O fornecimento começou a ser restabelecido às 11h30. Entre os transtornos imediatos, as pessoas ficaram sem internet nos celulares, semáforos desligados e pessoas presas em elevadores.

Devido à falta de energia, escolas e faculdades públicas e particulares liberaram os alunos por volta das 9h para irem para casa, já que não há como utilizar equipamentos, como condicionadores de arMuitas empresas sem geradores liberaram os funcionários e fecharam as portas, por não terem condições de atender sem eletricidade.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a falta de energia elétrica afetou vários semáforos de Natal e os sistemas de abastecimento de água da Caern em todo o Estado, deixou o comércio às escuras, escolas suspenderam as aulas e celulares ficaram sem internet.

Até a última atualização desta reportagem, não havia registro de quantas cidades do RN foram afetadas, quantos locais continuavam sem energia e quantos retornaram. A Neoenergia Cosern informou que está apurando o impacto do apagão no estado.

Rio de Janeiro

Um apagão atingiu pontos da cidade do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. De acordo com a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a situação foi normalizada entre 8h30 e 9h34. A Enel afirmou que, nas áreas atendidas pela empresa, a situação foi normalizada às 8h48.

As concessionárias afirmaram que a interrupção foi causada devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS).

De acordo com a Light, a interrupção atingiu trechos de bairros das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense.

Santa Catarina

O apagão nacional também atingiu cidades de Santa Catarina. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), equipes atendem diversos chamados relacionados ao desligamento de luz.

Até as 9h50, a empresa fazia um levantamento das unidades consumidoras atingidas e priorizava os pedidos de ajuda em hospitais e outros locais. No painel de monitoramento do órgão, mais de 30.950 unidades consumidoras apareciam com desligamentos acidentais até as 10h30. Nos primeiros minutos do apagão, por volta de 8h30, o número superava 500 mil unidades.

O problema foi causado, segundo a Celesc, por conta de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, que provocou a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A ação interrompeu o fornecimento de energia em unidades consumidoras por todo o estado.

São Paulo

Um apagão nacional afetou a operação em diversas linhas do Metrô de São Paulo na manhã desta terça-feira (15). De acordo com o Metrô, nas linhas 1, 2 e 3 o reflexo da falta de energia foi sentido na iluminação das estações e não na operação dos trens.

Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela linha, os trens operaram com velocidade reduzida e maior tempo de parada por conta de uma falha elétrica externa, que ocorreu às 8h30. As plataformas ficaram lotadas por conta do problema. Ônibus do sistema Paese foram acionados entre as estações Paulista e Luz às 8h52.

Sergipe

Na capital Aracaju, sinais de trânsito ficaram sem funcionar e engarrafamentos se formaram nas principais avenidas. Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), 40 agentes foram enviados para os principais cruzamentos. Também houve suspensão de aulas e restrições de serviços de saúde. A interrupção foi registrada a partir das 8h30. No turno da manhã, 13.973 alunos das escolas municipais de Aracaju tiveram as aulas suspensas, segundo a Secretaria Municipal da Educação. Já o serviço de creche continua funcionando. Alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados, também fecharam as portas.

No Hospital Fernando Franco, na Zona Sul, o plantão ficou suspenso por cerca de duas horas sendo normalizado no fim da manhã. Os atendimentos nas unidades básicas de saúde, que foram parcialmente afetados, também estão sendo retomados.

 

Segundo a Energisa, 748 mil clientes das 63 cidades a que atende, ficaram sem o abastecimento. Por volta das 11h, o serviço foi totalmente retomado nestes municípios. Já os 12 atendidos pela Sulgipe seguiam sem energia até pelo menos às 11h05.

Tocantins

Várias cidades do Tocantins registraram falta de energia nesta manhã. Em Palmas, há relatos de apagão em órgãos públicos, escolas, prédios e em todas as regiões da cidade.

Em nota a Energisa, afirmou que o fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa. Durante a manhã houve relatos da falta de energia em Araguaína, Gurupi e Paraíso, que estão entre principais cidades do Tocantins, além de outros municípios do interior. As regiões sul, sudeste e centro do Tocantins foram 100% normalizados por volta das 10h31.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9