(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Mundo

Tropas russas são retiradas de Chernobyl com ?doença de radiação aguda?, aponta relatório

Publicada em 01/04/2022 às 09:04h

por Msn.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Msn.com)

Várias centenas de soldados russos foram retirados da instalação nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, depois de sofrerem de “doença de radiação aguda” e estão sendo tratados na Bielorrússia, segundo relatos de agência ucraniana.

O Pentágono confirmou anteriormente que as forças russas começaram a se retirar das instalações extintas, que foram tomadas no primeiro dia da invasão, após uma promessa do Kremlin de reduzir sua ofensiva.

Mas um funcionário do Conselho Público da Agência Estatal da Ucrânia para a gestão da Zona de Exclusão disse que os soldados fugiram “irradiados” e foram levados de ônibus para um centro médico em Gomel, Bielorrússia, informou o Mirror . “Outro grupo de combatentes irradiados que tomaram a zona de Chernobyl foi levado ao Centro de Medicina de Radiação da Bielorrússia em Gomel hoje”, escreveu Yaroslav Yemelianenko no Facebook.

“Você cavou trincheiras na Floresta Vermelha? Agora viva o resto de sua curta vida com isso. Existem regras para lidar com esta área. Eles são obrigatórios porque a radiação é física – funciona independentemente do status ou da posição do ombro”, escreveu ele. “Com o mínimo de inteligência no comando ou soldados, essas consequências poderiam ter sido evitadas”, acrescentou Yemelianenko.

A notícia sobre a doença veio logo depois que as autoridades ucranianas afirmaram que as tropas russas “saquearam e destruíram” um laboratório especializado contendo amostras radioativas “altamente ativas” da usina nuclear desativada.  A agência ucraniana disse esperar que as tropas russas “prejudiquem a si mesmas e não ao mundo civilizado”.

O presidente Volodymyr Zelensky acusou a Rússia de usar a zona de exclusão em torno de Chernobyl para preparar novos ataques. Uma autoridade dos EUA disse nesta semana que as tropas russas estavam “se afastando das instalações de Chernobyl e se mudando para a Bielorrússia. Chernobyl é (uma) área onde eles estão começando a reposicionar algumas de suas tropas – saindo, saindo das instalações de Chernobyl e se mudando para a Bielorrússia. “Achamos que eles estão saindo. Não posso dizer que todos se foram”, acrescentou o funcionário.

Enquanto isso, o chefe da empresa nuclear estatal da Ucrânia disse na quinta-feira que o órgão de vigilância nuclear da ONU estabelecerá missões de monitoramento on-line para as usinas de Chernobyl e Zaporizhzhia ocupadas pela Rússia.

O CEO da Energoatom, Petro Kotin, disse que a Agência Internacional de Energia Atômica deve usar sua influência para garantir que as autoridades nucleares russas não interfiram na operação das usinas nucleares ocupadas pelas forças russas.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9