(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Mundo

Explosão rompe barragem de usina ucraniana e causa inundação; Rússia e Ucrânia trocam acusações.

Explosão rompe barragem de usina ucraniana e causa inundação; Rússia e Ucrânia trocam acusações.

Publicada em 06/06/2023 às 06:51h

por Globo.com


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

Um ataque resultou na explosão de uma barragem de uma usina hidrelétrica da Ucrânia, causando inundações no sul do país, nesta terça-feira (6). A estrutura fica em uma área de disputa territorial, sendo controlada em parte pela Rússia. Os dois países trocaram acusações sobre a autoria do ataque. A explosão aconteceu na barragem de Nova Kakhovka, na região de Kherson. Segundo a agência estatal RIA, 22 mil pessoas podem ser afetadas. Já o governo da Ucrânia disse que 80 povoados podem ser inundados.

O nível da água subiu 5 metros depois da explosão, deixando ilhas fluviais submersas. O governo da Ucrânia informou que moradores da região do Rio Dnipro estão deixando suas casas.

O chefe da região de Kherson, ligado ao governo da Ucrânia, disse que a água pode atingir níveis críticos nas próximas horas.

A barragem alvo do ataque foi construída em 1956 e possui um reservatório de 18 km³. Esse reservatório fornece água para a península da Crimeia e para a usina nuclear de Zaporizhzhia, ambas em territórios ucranianos controlados pela Rússia.

A agência estatal de energia atômica da Ucrânia disse que a explosão da barragem coloca em risco a usina nuclear de Zaporizhzhia, que usa a água do reservatório para segurança da operação. No entanto, segundo a agência, a situação está sob controle.

De acordo com a agência estatal de energia hidrelétrica da Ucrânia, a usina de Kakhovka foi totalmente destruída depois de uma explosão na sala de máquinas, não podendo ser restaurada.

Após a Ucrânia anunciar que a barragem havia sido alvo de um bombardeio russo, o prefeito da cidade onde fica a usina, ligado ao governo russo, negou a explosão e disse que tudo estava "quieto e calmo".

No entanto, o prefeito mudou a versão momentos depois, afirmando que a barragem tinha sido alvo de um bombardeio. Ele classificou o caso como um "sério ato terrorista", acusando a Ucrânia.

Agências de notícias da Rússia afirmam que a barragem foi destruída por uma série de bombardeios ucranianos.

Já as autoridades ucranianas afirmaram que o presidente Volodymyr Zelensky convocou uma reunião de emergência para discutir a destruição da barragem.

A inteligência militar da Ucrânia disse que o caso é um crime de guerra.

"Os ocupantes explodiram a represa do reservatório de Kakhovka em pânico – este é um ato óbvio de terrorismo e um crime de guerra, que será provado em um tribunal internacional", disse em comunicado.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9