(074) - 988399053

NO AR

Discos de Ouro

radiosaofranciscofm.com

Mundo

Biden diz que enviar bombas de fragmentação à Ucrânia foi ?decisão difícil?

Biden diz que enviar bombas de fragmentação à Ucrânia foi ?decisão difícil?

Publicada em 08/07/2023 às 09:34h

por CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Divulgação)

O presidente Joe Biden disse ao jornalista Fareed Zakaria, da CNN, na sexta-feira (7), que foi uma “difícil decisão” fornecer munições cluster à Ucrânia pela primeira vez, mas que ele foi finalmente convencido a enviar as controversas armas porque Kiev “precisa” de munição em sua contraofensiva contra a Rússia.

A Casa Branca anunciou na sexta-feira que o presidente havia aprovado a transferência de munições cluster para a Ucrânia, o último caso em que os EUA forneceram a Kiev armas que inicialmente resistiu em enviar para a guerra.

“Foi uma decisão muito difícil da minha parte. E, a propósito, discuti isso com nossos aliados, discuti isso com nossos amigos no Hill”, disse Biden, acrescentando: “Os ucranianos estão ficando sem munição”.

As munições cluster que os EUA enviarão à Ucrânia serão compatíveis com os obuses de 155 mm fornecidos também pelos EUA, uma peça-chave da artilharia que permitiu à Ucrânia reconquistar território no ano passado.

Biden disse a Zakaria que as munições cluster estavam sendo enviadas como um “período de transição” até que os EUA pudessem produzir mais artilharia de 155 mm.

“Esta é uma guerra relacionada a munições. E eles estão ficando sem munição, e estamos com pouca munição”, disse Biden.

“E então, o que finalmente fiz, aceitei a recomendação do Departamento de Defesa para – não permanentemente – permitir esse período de transição, enquanto obtemos mais munição 155mm, esses projéteis, para os ucranianos.”

Existem mais de 100 países, incluindo Reino UnidoFrança e Alemanha, que proibiram as munições sob a Convenção sobre Munições Cluster. Mas os EUA e a Ucrânia não são signatários da proibição.

“Eles estão tentando passar por essas trincheiras e impedir que os tanques rolem. Mas não foi uma decisão fácil”, disse Biden. “Não somos signatários desse acordo, mas demorei um pouco para me convencer a fazê-lo.”

Ele acrescentou: “Mas o principal é que eles têm as armas para parar os russos agora – impedi-los de parar a ofensiva ucraniana por essas áreas – ou não. E acho que eles precisavam deles”.

A decisão de fornecer munições cluster ocorre em um ponto crítico da guerra, já que os ucranianos têm lutado para obter grandes ganhos em sua contraofensiva contra a Rússia.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9