(074) - 988399053

NO AR

Rádio São Francisco FM - 104,9mhz

radiosaofranciscofm.com

Noticia do Vale

Banco de Perfis Genéticos Criminal relaciona preso condenado a outros 4 crimes em Juazeiro (BA)

Publicada em 14/07/2023 às 07:23h

por REDEGN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: REDEGN)

O perfil genético de um preso condenado e cumprindo pena no Complexo Penal de Juazeiro, coletado em 2021, foi inserido no Banco de Perfis Genéticos da Polícia Técnica e, após buscas, foi relacionado a outros 4 perfis oriundos de coletas em vítimas de crimes sexuais e homicídio da região, que não possuíam autor identificado. 

Esse resultado aponta para a possibilidade desse homem ser o autor desses outros 4 crimes, já que o DNA dele foi encontrado nas vítimas. 

“O Banco foi pensado justamente para esses casos onde não existem suspeitos, nós colocamos os perfis e o próprio sistema se encarrega de buscar as coincidências”, explicou Luis Rogério Machado, Perito Criminal e coordenador de Genética Forense do Laboratório Central de Polícia Técnica. 

As amostras das vítimas foram coletadas nos anos de 2014, 2018 e 2020 e comparadas com outros vestígios e com os perfis dos presos condenados pelos crimes descritos na lei 12.654/12. 

“As equipes das regionais, no interior do estado, passaram por uma capacitação com a Coordenação de Genética Forense de Salvador para, cada uma na sua região, realizar as coletas dos presos”, explicou Denise Menezes, Perita Criminal e Coordenadora da CRPT de Juazeiro. 

Além dos casos de presos condenados, a lei permite também a coleta em suspeitos na fase de inquérito, desde que o delegado solicite autorização judicial com base em evidências que apontem para a participação deste. 

“Esta é uma ferramenta muito importante no processo de investigação, mesmo quando o Banco aponta confirmações positivas de vestígios com vestígios, isso vai garantir ao delegado, por exemplo, que o mesmo homem está agredindo mulheres em determinadas localidades”, finalizou Rogério. 

O Banco de Perfis Genéticos da Bahia

Com mais de 4 mil e quinhentos perfis cadastrados, o Banco de Perfis Genéticos Criminal da Polícia Técnica da Bahia já apresentou 90 coincidências que auxiliaram na investigação de 112 crimes. 

O Banco da Bahia faz parte da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos (RIBPG) e além do confronto com as amostras locais, o material é comparado com os perfis de outros estados. 

Dentre as amostras estão vestígios coletados em local de crime, perfis genéticos de presos condenado por crimes graves e materiais coletados em vítimas de crimes sexuais.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9