(074) - 988399053

NO AR

Sobradinho Talk SHow

radiosaofranciscofm.com

Sobradinho

Liderado pelo Prefeito de Sobradinho, Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco dá passo inicial na concessão dos serviços de resíduos sólidos

Publicada em 20/07/2023 às 07:07h

por REDEGN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: REDEGN)

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (Constesf) deu o primeiro passo para a concessão dos serviços de coleta, tratamento, transbordo, reciclagem e destinação de resíduos sólidos, um problema grave em toda região e os desafios para os municípios brasileiros.

Na última segunda-feira (18), representantes dos nove municípios que compõem o Consórcio (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Canudos, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá), reunidos com representantes da Caixa e da Presidência da República na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales de São Francisco e Parnaíba (Codevasf), em Juazeiro (BA), debateram os detalhes do projeto, que será elaborado por um consórcio de consultores, tendo à frente a empresa Benvenuto Engenharia, de São Paulo.

O Constesf é o segundo consórcio baiano de municípios e um dos 39 em todo o país que atenderam à convocação da CEF e da Secretaria de Parcerias da Casa Civil da Presidência, para a elaboração de projetos que permitirão realizar licitações cobrindo todo o ciclo de resíduos sólidos. Os consórcios terão até o final de 2024 para realizar as licitações.

O investimento no projeto de concessão do Constesf é na ordem de R$ 7 milhões, recursos da CEF. O objetivo é que os recursos sejam recuperados com investimentos privados na licitação. 

Parte dos investimentos será destinada à educação ambiental e a comunicação com as comunidades, para sanar todas as dúvidas sobre o projeto.

"O objetivo será sempre trabalhar com toda a transparência", afirmou, no encontro de Juazeiro, o representante da Caixa matriz, Miqueias Assunção.

"O processo deverá gerar melhores serviços e criar mercado, valor e postos de trabalho em áreas como reciclagem e aproveitamento dos resíduos, beneficiando, inclusive, as cooperativas de catadores", concluiu Lucas Benvenuto, representante do consórcio que irá elaborar o projeto de concessão.

"Este é um sonho realizado", comemorou o Presidente do Constesf, Cleivynho Sampaio, Prefeito de Sobradinho.

"É uma grande conquista. Este é um sonho realizado, principalmente para os pequenos municípios, que têm muitas dificuldades para cumprir as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Como gestores, somos muito cobrados pelo Ministério Público e pelos cidadãos e cidadãs, mas as dificuldades são enormes e temos muitas limitações de recursos. É uma ação importante e de alto investimento. Nós também nos cobramos, porque temos pressa para eliminar os lixões. Este consórcio é a solução ", disse Cleivynho.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Quais Redes Sociais Você Usa Mais??

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(074) - 988399053

Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Rádio São Francisco FM - 104,9mhz - Radio São Francisco FM 104,9